Aplique o seu próprio estilo à câmara

Hubert_Nguyen_video_editing_tools

Ter uma câmara e conhecer as regras essenciais da fotografia não faz, de per si, um fotógrafo. Em última instância, é o seu estilo, pessoal e artístico, que vai determinar se as pessoas vão gostar do seu trabalho ou se vão associar o seu nome a um determinado conceito. Veja agora como criar o seu próprio e único estilo de fotografia.

Tire uma foto todos os dias

Tenha a sua câmHubert_Nguyen_video_editing_toolsara sempre consigo. Não espere pelo fim de semana, pelas férias. Não espere até ter tempo para criar grandes composições, ou para fazer aquela grande viagem à América do Sul que lhe dará perspectivas únicas. É mais fácil criar uma nova perspetiva da sua cidade, vila ou aldeia do que de Machu Picchu ou da praia de Copacabana, que já foram fotografadas milhões de vezes. Quantas perspetivas poderá ter a rua onde vive? De dia, de noite, com sol, com chuva; à noite, depois da chuva; com neve, ou apenas nevoeiro; uma perspetiva geral, um pormenor num edifício que nunca ninguém reparou. Pratique sem parar, até que as suas ideias suplantem a sua capacidade de as concretizar.

Aprenda as técnicas

A fotografia é uma arte, e como em todas as artes, primeiro é preciso aprender a técnica. Não acredite quando lhe disserem que José Saramago não conhecia as regras do português, ou que Lobo Antunes deixa espaços em branco; em ambos os casos, é o conhecimento das regras que lhes permite ultrapassá-las. Domine o clarão de luz, pois a fronteira entre uma fotografia mágica e uma estragada é ténue. Nenhum fotógrafo consegue contornar a regra dos terços se dela não tiver clara consciência. Não faça da ignorância das regras um estilo.

Aplique as suas emoções

O seu estilo será definido, em último lugar, pelas suas emoções. São elas que darão um corpo personalizado e único às técnicas fotográficas, que são iguais para todos. O seu estilo pode passar por um tema em particular, por uma determinada visão cultural, social ou filosófica, ou simplesmente pela sua capacidade de transmitir emoções às pessoas que verão a sua fotografia.