Como tirar fotografias perfeitas em férias

4644661888_11dc61ac37_b

Férias são momentos especiais em que, por esse mesmo motivo, a fotografia assume uma importância superior ao normal. Para garantir os melhores registos, siga as nossas dicas para tirar fotos em férias.

Planear com antecedência

Leve bateria ou pilhas extra, limpe os seus cartões de memória para poder enchê-los de novo, ou compre um novo. Não vai querer interromper as suas férias, ou perder momentos que não se repetem, por falta de material.

Tire muitas fotos

Tirar fotografias de grupo é difícil para todos os envolvidos. Para os fotografados, pois há sempre alguém que se mexe ou que não está na sua melhor disposição; para o fotógrafo, que tem de conciliar todos os elementos. A solução é aproveitar todos os momentos e tirar muitas fotos, preparando-se para mais tarde eliminar uma boa parte delas. Aproveite a próxima dica para maximizar o seu esforço.

Descentrar

Fotografias de férias implicam não apenas as pessoas mas também o cenário envolvente. Seja praia, campo, cam4644661888_11dc61ac37_bpismo ou montannha, o cenário é uma novidade, um corte em relação à rotina diária, e é portanto um elemento visual importante da memória das férias. Arrisque deixar as pessoas na lateral da fotografia, sempre que possível ou necessário.

Aproximar

Se não é especialista em fotografias macro, aproveite as férias para experimentar o conceito. Crie primeiros planos que impressionem verdadeiramente ao visualizar a foto. Poderá ser um sorriso, um pontapé na bola, um momento na piscina ou uma criança a comer um gelado com satisfação sincera.

Não se esqueça da “Hora Dourada”

Chamam-lhe “hora”, “meia-hora” ou “15 minutos”; o “dourado” refere-se ao efeito da luz solar durante o lusco-fusco, ao anoitecer e ao amanhecer. Um momento de praia nos minutos após o pôr-do-sol permitirá jogar com as sombras, captar o céu que muda de cores e talvez apanhar as primeiras luzes noturnas.

Atenção às paisagens

Ao contrário das crianças irrequietas, a paisagem espera, imóvel, pelo abraço da sua objetiva. Em viagem, promova pausas de 10 minutos para desentorpecer as pernas das crianças e aproveite para captar aquela imagem que ficará na memória.