Como tirar fotos profissionais com a sua câmara ‘mobile’

Toda a gente carrega diariamente uma câmara fotográfica de boa qualidade: a que está inserida no smartphone. Contudo, habitualmente pensa-se que só com uma verdadeira câmara fotográfica é que é possível tirar fotografias de qualidade. A verdade é que muitas pessoas não conseguem tirar o melhor partido do smartphone, ou do tablet, no momento de captar a fotografia. Veja agora algumas dicas para tirar boas fotografias com um smartphone.

Esqueça o zoom digital; recorte

O zoom digital das câmaras de smartphones e tablets perde qualidade muito rapidamente. Uma boa parphone-919065_960_720te das câmaras dos smartphones atuais já incluem zoom acima de 8 megapíxeis. Neste sentido, experimente utilizar a sua resolução máxima e mais tarde, sentado ao computador, recortar a secção da fotografia pretendida.

Coloque a resolução no máximo

Para poder recortar as fotos mais tarde, será naturalmente necessário que a resolução esteja no máximo. Claro que irá reduzir o número de fotografias que conseguirá armazenar, mas serão de maior qualidade. Além disso, poderá tirar partido de serviços cloud, como o Picasa, para guardar as suas fotos, mantendo sempre espaço em disco livre no smartphone.

Não confie no flash

Os smartphones, mesmo os de gama alta, ainda não dominam convenientemente a tecnologia flash. Quando a luminosidade for insuficiente, a melhor opção é arranjar um flash à parte.

Conheças as definições de imagem do seu smartphone

A maior parte das críticas a fotografias de dispositivos móveis incidem sobre imagens que foram captadas com o modo automático. Se com uma câmara fotográfica normal a “mão” do fotógrafo continua a ser importante, com uma câmara mais limitada esse “feeling” é totalmente decisivo. Logo, se não forem respeitadas as regras básicas da fotografia, o resultado será insuficiente. Invista algum tempo a explorar as definições de luz ISO, o balanço de cores, a abertura de lente e as capacidades do zoom. Com algum treino, conseguirá esquecer o modo automático e tirar o melhor partido da câmara do seu smartphone.