Como tirar a melhor fotografia

Para tirar fotografias de alta qualidade, e deixar de perder horas em frente ao computador a editar e retocar imagens que não ficaram perfeitas, é importante seguir algumas dicas para tirar ótimas fotografias.

Comece por refletir sobre a sua imagem, um processo que começa logo a partir do momento em que o seu cérebro visualiza uma grande fotografia, antes mesmo de retirar a câmara da mochila. Saber qual o seu objetivo com a imagem, porque quer captá-la, a quem será mostrada, irá ajudá-lo a decidir o tipo de lentes, a abertura da lente ou o enquadramento. As grandes angulares são preferíveis para fotos panorâmicas, enquanto as teleobjetivas são mais adequadas para fotografar a longa distância ou captar os mais pequenos detalhes.

Estabeleça corretamente as definições de luminosidade. As definições ISO permitem-lhe regular a sensibilidade à luz da sua máquina, baseando-se na sua experiência enquanto fotógrafo, com mais facilidade. Tente utilizar o menor ISO possível, pois ao fotografar com um valor ISO alto, maior será a probabilidade de a fotografia criar ruído, o chamado “grão”. Contudo, em situações de baixa luminosidade, em que não seja possível ou conveniente usar um flash ou aumentar a abertura da lente, aumentar o ISO será a forma mais fácil de conseguir luz.

Selecione o foco da sua foto. Grande parte das câmaras fotográficas apresentam focagem automática, mas um fotógrafo com o mínimo de experiência consegue retirar o melhor partido da focagem manual; depois de ter pensado sobre o que quer fotografar, qual o objetivo e de ter avaliado o cenário, saberá melhor do que a máquina qual o melhor foco a utilizar.

Para tirar a melhor fotografia é importante também avaliar o resultado no ecrã da máquina. Ver a imagem é básico mas pode também tirar partido das definições da sua câmara e consultar o histograma. Este gráfico indica qual a quantidade de luz e sombra numa imagem. Ainda que a foto pareça razoável, o gráfico dará uma ideia mais exata sobre o balanço correto de luz e sombra, permitindo-lhe ajustar e captar novamente, se necessário.