Como tirar a melhor selfie

A palavra “selfie” foi escolhida como “palavra do ano” em 2013 pelo Dicionário Oxford. Resultando de uma adaptação da palavra inglesa “self” que significa “a si mesmo” ou “de si mesmo”; a escolha refletiu a popularização do hábito de tirar fotografias a si mesmo, com smartphones e tablets para posterior divulgação nas redes sociais, como o Facebook ou o Instagram. Tirar selfies é um ato mais informal e espontâneo do que a fotografia tradicional precisamente porque a tecnologia permite tirar muitas fotos e apagar as que menos interessam. Ainda assim, para tirar boas fotos é necessário conhecer algumas dicas para tirar boas selfies.

Por vezes, confunde-se a selfie com o rosto, quando na verdade é o corpo inteiro. Se está a praticar desporto, se quer mostar os ténis ou o relógio que recebeu de presente, o seu ângulo não deve limitar-se ao seu rosto. Além disso, pode cortar o seu rosto. Esqueça as regras antigas, que iam contra o “corte” da pessoa fotografada; com o ângulo certo, uma fotografia parcial do seu rosto pode tornar-se a selfie perfeita.

Já pensou em tirar selfies dentro de água? A sua pele ficará com um melhor brilho, além de que uma selfie aquática cria sempre uma imagem dinâmica, desportiva e natural.

Não se esqueça de algumas regras básicas, e gerais, de fotografia. Tire sempre com um foco de luz à sua frente, e nunca nas suas costas; caso contrário, o resultado será algo fantasmagórico. Se tiver pouca experiência, segure o seu smartphone com as duas mãos, para uma foto mais nítida.

Finalmente, pese a importância da técnica, lembre-se que o timing é tudo. Recorda-se da célebre fotografia dos Óscares, que juntou Brad Pitt, Angelina Jolie, Meryl Streep, Julia Roberts, Kevin Spacey e várias outras estrelas do cinema de Hollywood? Tecnicamente, não era perfeita, mas tornou-se uma das mais vistas e partilhadas de sempre. Neste sentido, se as suas férias em Paris incluem, como será normal, uma única subida à torre Eiffel, essa será a única oportunidade de tirar uma selfie de um ângulo superior com a paisagem urbana de Paris atrás de si!