Guia para fotógrafos avançados

camera-274977_960_720

É difícil definir o conceito de fotógrafo avançado, mas podemos classificá-lo como o fotógrafo que já evita os erros mais básicos, que começa a ser capaz de visualizar grandes fotografias com facilidade e a considerar a máquina fotográfica como uma extensão do seu corpo e da sua mente. Saiba como pode um fotógrafo avançado tirar partido da sua arte.

Utilizar a luz contrária

Os principiantes aprendem a não fotografar contra a luz, mas um utilizador avançado pode utilizar uma luz contrária a seu favor. No ângulo certo, uma luz contrária ajuda a dar profundidade à imagem, destacando o objeto fotografado jogando com a sombra.

Use técnicas de fotojornalismo em casamentos e outros eventos

Os fotógrafos de casamentos não precisam de se cingir às tradicionais imagens formais e de pose. Com uma teleobjetiva, presença de espírito e discrição, é possível captar momentos incríveis pelo seu carácter genuíno e pela espontaneidade. O mesmo se aplica a qualquer outro evento: uma festa de aniversário, um concerto, etc.

Tire partido da luz

A luz é sempre o elecamera-274977_960_720mento chave do fotógrafo. Use a luz solar para criar um contorno extra ao fotografar pessoas, jogue com a luz que entra por varandas e janelas, peça aos seus modelos para se deslocarem um pequeno passo que lhes dê mais volume ou mais brilho nos olhos; utilize um difusor para aproveitar a luz natural mais próxima do meio dia solar (entre as 10 e as 15 horas).

Domine técnicas de edição de imagem

O Photoshop ganhou má fama enquanto falsificador de imagens. Contudo, será melhor retocar uma grande fotografia do que perder um momento que já não se repete. Em todo o caso, lembre-se que o editor de imagem não transforma uma má fotografia numa excelente.

Tenha sempre a câmara consigo

Mesmo os profissionais que reservam dias específicos para o trabalho podem perder grandes oportunidades num dia comum se não tiverem a câmara consigo. Afinal, o seu principal instrumento de fotografia é o seu cérebro; se ele imaginar e visualizar uma grande fotografia, não perca o momento apenas por ter deixado a máquina em casa.