Saiba como editar as suas fotografias

hqdefault (3)

A edição de imagens ganhou má fama, devido à utilização do Photoshop para distorção ou falsificação de imagens. Contudo, o fotógrafo é antes de mais alguém que visualiza, produz e trabalha a imagem. Aperfeiçoar um registo não é o mesmo que distorcê-lo ou falsificá-lo; veja agora como melhorar e editar as suas hqdefault (3)fotografias.

Recortar

É a ação mais simples e uma das mais eficazes. Uma fotografia que ficou descentrada, com clarão do sol numa zona lateral, ou com uma pessoa desconhecida que tenha caído no enquadramento, podem ser facilmente recortados e transformar uma fotografia feia numa excelente. Não se esqueça de aplicar a regra dos terços; praticamente todos os programas de edição de imagem incluem a funcionalidade nas suas opções de recorte.

Remova o pó

Mesmo utilizando o pincel, é provável que a sua lente vá acumulando pó. Os programas de edição incluem opções para remover pontos de pó e deixar a imagem, não distorcida, mas sim como ficaria em condições normais.

Ajustar o brilho e o contraste

É possível que tenha consultado o histograma enquanto tirava a foto e tenha concluído que o equilíbrio entre luz e sombra não estava perfeito. Contudo, em vez de desistir, ou caso não tenha conseguido repetir o momento, pode agora ajustar o contraste e o brilho da imagem como preferir.

Ajustar as cores

A sua foto ficou demasiado amarelada? Não ficará melhor realçando as cores, para tornar a imagem mais viva? Um pequeno ajuste será suficiente para ultrapassar eventuais deficiências.

Que programas utilizar?

Longe vão os tempos em que a edição de imagem era exclusivo de designers com acesso ao Photoshop. Hoje, ferramentas como o PicMonkey, o Pixlr ou o Fotor permitem edição básica de imagem online e gratuita. Utilize-os para dar os primeiros passos antes de evoluir para uma solução mais complexa. Além disso, as próprias redes sociais, como o Instagram, já incluem as suas próprias opções de edição de imagem.