Sobre nós

Pensamos que a fotografia continua a ser, acima de tudo, uma arte e o fotógrafo um artista no verdadeiro e completo sentido da palavra. Não seria possível existirem pintores sem pincéis e telas, escritores sem alfabeto, escultores sem pedra e cinzel; da mesma forma, a câmara fotográfica abre caminho ao fotógrafo. A nossa preocupação e o nosso interesse na fotografia são os de artistas que procuram criar, inovar e aperfeiçoar em benefício da mente e do espírito.

Consideramos também que a fotografia continuará a ser um auxiliar essencial da memória. As nossas memórias históricas enquanto sociedade, enquanto pessoas individuais, membros de clubes, empresas e associações estão poderosamente ligadas ao registo visual e perene. Além de memória, a imagem é uma forma de interpretação social e cultural e, também por isso, uma forma de arte. Correndo o risco do exagero, parafraseamos o filósofo alemão Nietzsche: “sem a fotografia, a vida seria um erro.”

No mundo atual, é mais importante do que nunca saber tirar partido dos meios que a tecnologia pôs à nossa disposição. Podemos produzir e criar fotografias mais perfeitas, mais genuínas, mais criativas e também podemos criar ‘mais’ fotografias. Acreditamos que todos podem dar um sentido novo às suas próprias criações fotográficas, sem descurar o papel dos profissionais que têm também toda uma panóplia de novas possibilidades ao seu alcance.

Reunimos aqui um conjunto de artigos destinados a fotógrafos: profissionais ou amadores, experientes ou iniciantes, com uma máquina topo de gama ou com uma antiga e já danificada mas que ainda consiga captar imagens. Entendemos o fotógrafo, não pelo dinheiro que ganha (ou dá a ganhar), nem pelo número de fotos que já tirou, mas enquanto amante e apaixonado pela fotografia. A palavra vem do grego, “foto” (luz) e “grafia” (escrita, escrever). Queremos chegar aos que escrevem com a luz, partilhar experiências e alimentar a sua paixão, que também é a nossa.